Se seu supermercado não está online, ele não existe para os novos consumidores. Entenda porque presença digital é importante para sua empresa.

O consumidor cada vez mais está conectado e espera encontrar todas as informações na internet. A máxima “se não está na internet, não existe” está a cada dia mais verdadeira e perigosa para as empresas que ainda não se atualizaram para o mundo online.

Para vários segmentos, a presença digital já não é mais uma opção, mas obrigação, caso contrário o negócio em si está em risco, principalmente por causa das mudanças de hábitos dos consumidores. Fora do Brasil, supermercados já estão se mobilizando e criando seus sites e redes sociais; alguns varejistas maiores até mesmo criando suas lojas virtuais (e-commerce). Grande parte do que influenciou isso foi a gigante Amazon, que se adentrou no mercado e ameaçou várias redes (e causou o fechamento de várias outras). Não estar online lá fora era um grande risco de os consumidores esquecerem os supermercados, por não terem presença online, e focarem nas práticas buscas e compras online.

No Brasil a Amazon ainda não ameaça supermercados, mas provavelmente em poucos anos a gigante também vai querer entrar no mercado brasileiro e competir com nosso varejo.

Diante disso e das tendências digitais, grandes redes, como Grupo Pão de Açúcar e Carrefour já tomam várias ações para criar sua presença online, seja através de redes sociais, seus sites, blogs e até mesmo aplicativos de desconto.

Grande parte dos supermercados de pequeno e médio porte ainda não deram devida atenção às tendências de mercado e à necessidade da presença digital para supermercados. No atual momento, com poucas empresas digitais, é uma oportunidade de se diferenciar. Mas em um futuro não muito distante, será uma obrigação para não ficar atrás dos concorrentes e ser esquecido pelos consumidores.

A presença digital para seu supermercado é importante pelo simples aspecto: seu cliente está na internet então sua empresa também deve estar. O consumidor realiza buscas, compara preços e, se sua loja, ofertas e produtos não aparecem nas buscas dele, você estará perdendo vendas. E isso é válido mesmo se seu preço não é o menor que o dos seus concorrentes.

Presença digital

O que é presença digital?

Antes de apresentar as razões para se preocupar com a presença digital para seu supermercado, cabe a explicar o que é o termo. Presença digital é a forma que empresas usam os meios digitais e internet para se posicionar no mercado e atrair seus clientes.

No caso de supermercados, não se trata apenas de uma loja virtual (e-commerce), mas de ter um bom site (responsivo, que se adapte a diferentes tamanhos de telas), tenha perfis nas redes sociais e esteja presente nos principais aplicativos de ofertas e pesquisas de preço da sua região.

Razões para seu supermercado ter presença digital

Consumidor digital

1. O consumidor hoje é digital

Mais de 100 milhões de brasileiros já acessam a internet todos os dias – a maioria através de smartphones, de acordo com o IBGE.

Além de usar a internet para se entreter, as pessoas também a usam para buscar informações e resolver seus problemas online. No aspecto de supermercados, muitos já buscam informações sobre preços e ofertas e lojas mais próximas. A nova geração de consumidores não gasta mais tempo indo ao mercado pegar o folheto de ofertas, eles buscam online, usam aplicativos e grupos de conhecidos para descobrir essa informação.

Quando seu supermercado está presente online, ele facilita ser encontrado pelos seus clientes, que buscam praticidade e economia de tempo e dinheiro.

Se sua empresa não se preocupa com estar online, ter um bom site, redes sociais, ser parceira de aplicativos de ofertas e preços de supermercado, ela está perdendo uma grande oportunidade de se comunicar com seus clientes. E o pior, deixando que a concorrência fique com suas vendas.

Visibilidade para seu supermercado

2. Seu supermercado aumenta visibilidade ao ter uma boa presença digital

Assim como ter uma fachada de loja atraente e chamativa aumenta a visibilidade daqueles que passam na frente do seu supermercado, ter uma presença na internet aumenta sua visibilidade online e garante que sua empresa ser encontrada e lembrada pelos seus clientes.

É importante que seu supermercado invista em estratégias de otimização de termos de busca (SEO – Search Engine Optimization), para aparecer no topo do Google, tenha uma gestão de mídias sociais, faça marketing de conteúdo, e-mail marketing e faça parcerias com aplicativos de ofertas e preços de supermercado, como a Easy Preços.

Ao investir nessas estratégias, você garante que seu supermercado alcance um número maior de pessoas – e a um custo e eficiência muito melhores do que os tradicionais panfletos de ofertas físicos ou anúncios em TV e rádio.

Concorrentes já estão online

3. Grandes concorrentes já estão online e outros estão entrando no mundo digital

Você já pesquisou pelo seu supermercado e dos seus concorrentes no Google? Ficou satisfeito com a quantidade e qualidade das informações que encontrou? Acredita que se um consumidor fizesse o mesmo, ele optaria por clicar e visitar a sua loja?

Esse pequeno exercício mostra que se seu supermercado não se preocupa com presença digital, está ajudando seus concorrentes a se destacarem no mercado, conquistando a atenção dos clientes que poderiam ser seus e diminuindo os lucros da sua loja.

Grandes varejistas já se mobilizaram para conquistar seus clientes no mundo digital e fazem diversas ações, desde conteúdos exclusivos – ensinando a fazer receitas, a escolher carne etc – seja com veiculação de promoções somente para clientes que os acompanham online ou mesmo com suas lojas virtuais.

Ter uma loja virtual, em que seu supermercado vende ou entrega produtos é algo caro e complexo e ainda inviável para a maioria das redes. Mas a presença digital que é acessível e democrática a todos, que são os sites, redes sociais e aplicativos parceiros possibilitam seu supermercado concorrer no mesmo nível que grandes varejistas. Então se não quer perder clientes e vendas para os concorrentes, tenha já uma presença digital para seu supermercado!

4. Aproximação com seus clientes

Antes de supermercados serem supermercados, as pessoas compravam em mercearias e o dono/vendedor conhecia todos por nome e sabia o que precisavam de comprar. Hoje muita coisa mudou. Temos o modelo de autoatendimento e uma distância muito grande entre empresa e consumidor. Por causa disso, as empresas que conseguem construir um bom relacionamento e estarem sempre próximas do seu consumidor se diferenciam muito da concorrência. Preço deixa de ser um dos principais pontos de decisão e entram outros aspectos, como conveniência, qualidade de atendimento e preferência pela marca.

Tendo presença digital, seu supermercado pode construir esse relacionamento com seus clientes, fidelizando-os e fazendo com que continuem comprando em sua loja. Clientes satisfeitos viram promotores da sua marca e podem recomendar sua loja e divulgar suas promoções e ações especiais para amigos e familiares.

Usando site, redes sociais e aplicativos parceiros, seu supermercado pode interagir com seus clientes de forma dinâmica, interativa e até mesmo divertida, o que aumenta sua visibilidade e vendas.

Aumento de vendas no supermercado

5. Estar online ajuda a aumentar as vendas

O grande objetivo da grande maioria das empresas é aumentar suas vendas e lucro. Há uma correlação entre a quantidade e qualidade das estratégias de marketing e merchandising que influenciam no aumento do faturamento.

No mundo online, aparecer nos resultados de busca e converter o potencial cliente em uma venda é o que todos buscam. A presença digital ajuda a criar seu posicionamento online e atrair a atenção do consumidor para a sua loja, mostrando que ela tem os produtos, ofertas e conveniências que ele está buscando.

Supermercados devem aproveitar o momento em que o mercado está, com poucos concorrentes online e se posicionar forte, garantindo a conquista da atenção e admiração dos seus clientes. Se sua empresa ainda não tem site ou redes sociais ou não é parceira da Easy Preços, entre em contato e coloque já seus produtos e ofertas online para que seus consumidores o encontrem!