Conheça os principais fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor no seu supermercado

O varejo sofre há anos com a falta de informações e compreensão sobre os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores, bem como quais são seus comportamentos e hábitos de compra. As melhores práticas de mercado surgem do entendimento do comportamento e preferências do consumidor. Ter essas informações ajudam os gestores a saberem como atuar e que estratégias traçarem para se manterem competitivos e manterem a fidelidade de seus clientes, melhorando suas experiências de compras e oferecendo os produtos que lhe são mais relevantes.

Pela falta de dados e acesso aos consumidores, reunir tais informações era um verdadeiro desafio, dadas as dezenas de variáveis que influenciam as decisões do shopper. O Instituto Nielsen, renome em pesquisas de mercado e do consumidor, tenta sanar isso monitorando regularmente hábitos e fatores que influenciam os consumidores. Em seu estudo ‘A hora certa de ativar o shopper‘, apresentou alguns fatores que influenciam o shopper e suas escolhas nas suas compras de supermercado.

Entre as conclusões da pesquisa, está que 70% das ocasiões de compra são de abastecimento ou reposição rotineira – possuindo uma dinâmica muito distinta das compras por emergência, consumo imediato ou para aproveitar alguma promoção.

Missão de compra nos supermercados
Gráfico: Missão de compra no supermercado

A depender de qual é a missão de compra, as pessoas então avaliam diferentes atributos para escolher o local de compra irão. Entre os pontos de maior peso estão variedade, promoções, conveniência e preços baixos.

 

Fatores de escolha de canal no supermercado
Gráfico: Fatores que influenciam o local de compra

O estudo ainda revela que as categorias destino também têm grande influência na determinação do local de compras. Carnes, peixes, frutas, legumes e verduras, além de serem a principal razão para as compras, influenciam cerca de 41% dos shoppers na decisão de compra e escolha do supermercado.