Afinal, o que é Inteligência competitiva?

Bastante conhecida como Inteligência de mercado, a inteligência competitiva é uma forma de coletar, organizar e interpretar informações da concorrência, dos clientes e do mercado como um todo. Com tais informações em mãos, é possível se analisar comportamentos, tendências e traçar cenários. Assim, fica mais fácil tomar decisões mais acertadas.

Monitorar a concorrência é uma das maneiras de se ter inteligência competitiva, uma vez que permite descobrir as ações dos competidores, identificar oportunidades e ameaçar e ganhar vantagem competitiva. Aprendendo com os erros e acertos da competição ajuda na verificação de qual é o melhor caminho a ser seguido. As 500 maiores empresas americanas, por exemplo, têm um departamento ou um profissional dedicados a monitorar os movimentos da concorrência, podendo aprender com seus erros e acertas e corrigindo suas estratégias e rumos para não ficarem para trás.

Principais vantagens da inteligência competitiva na sua empresa

No mundo dinâmico que vivemos, com mudanças a todo momento, as empresas estão tendo dificuldades para acompanhar esse ritmo e acabam apenas seguindo tendências e copiando grandes empresas, ficando sempre em papel de seguidor.

Com um conhecimento da concorrência, é possível antecipar seus movimentos e estar mais preparado para sobreviver no mercado, sendo capaz de analisar pontos fortes e fracos das demais empresas e do próprio negócio, podendo tomar melhores decisões estratégicas que o diferenciem.

Assim, você para de reagir ao mercado, tendo uma estratégia e ações mais proativas, que irão reduzir suas incertezas, uma vez que tem mais informações e pode tomar decisões que tragam melhores resultados.

Algumas das várias vantagens que a Inteligência competitiva traz, independente do porte da empresa, são:

  • Minimização de surpresas advindas de estratégias dos concorrentes;
  • Identificação de oportunidades e ameaças com maior agilidade;
  • Aprendizado acelerado com os erros, acertos e apostas da concorrência, reduzindo seus riscos e investimentos em estratégias testadas;
  • Implementação de mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes;
  • Compreensão dos impactos de suas ações estratégicas sobre os seus concorrentes;
  • Possibilidade de garantir meios para uma maior sustentabilidade do seu negócio.

Monitorar concorrência e mercado

Como monitorar sua concorrência

Para um monitoramento eficiente da concorrência, as seguintes ações ajudarão seu negócio e potencialização suas estratégias:

1) Colete dados do mercado e mapeie sua concorrência

O primeiro passo para uma boa inteligência competitiva é a coleta de dados do mercado. Eles vão desde preços dos concorrentes, até desempenho por categoria, por marca e por localização, etc são alguns dos dados relevantes que podem ajudá-lo em um planejamento estratégico mais acertado.

Para o varejo brasileiro, anualmente são feitas pesquisas das principais redes, seu desempenho, faturamento, market-share e diversas outras informações. Reunindo todos os dados, você poderá verificar quais características do mercado estão trazendo resultado, identificando os pontos fortes  e as maiores oportunidade onde você deve alocar recursos.

2) Utilize algum sistema de inteligência competitiva

Para facilitar e aumentar a eficiência na tomada de decisão dos gestores, o mercado oferece algumas soluções tecnológicas – os sofwares por assinatura (Softwares as a Service – SaaS) – de inteligência de mercado, como a Easy Preços, que monitora e compara os preços entre supermercados concorrentes, e permite que gestores sejam mais ágeis para mudar suas estratégias de precificação e não percam vendas.

 

As melhores empresas do mundo já aplicam a inteligência competitiva para ampliar sua competitividade e a sustentabilidade de seu modelo de negócios. E você, o que você tem feito a respeito disso?