Transformar o varejo através da colaboração dos consumidores

A Easy Preços inicialmente nasceu como uma ferramenta para ajudar os consumidores pesquisarem e compartilharem preços de supermercado, ajudando uns aos outros a economizar.

Criamos uma ferramenta em que consumidores compartilham os preços de supermercado ao escanear o QR Code do seu cupom fiscal. Com isso, acessamos todos os dados da compra, e podemos organizar tais informações e compartilhar com os outros consumidores, ajudando-os a comparar preços e economizar no supermercado.

Foto do novo cupom fiscal (NFC-e) que, através do QR Code, acessa todos os preços e produtos da compra
Foto do novo cupom fiscal (NFC-e) que, através do QR Code, acessa todos os preços e produtos da compra

Com todos os dados que extraímos de modo colaborativo dos cupons fiscais, percebemos que era possível ajudar toda cadeia de bens de consumo: indústria, distribuidores, atacado, varejo e consumidor.

Os preços compartilhados pelos consumidores poderiam ajudar as empresas a melhor monitorarem sua concorrência e melhorarem sua precificação. O conhecimento dos hábitos de compras das pessoas possibilitariam a criação de campanhas promocionais mais personalizadas, baseado nas preferências de cada consumidor, divulgando a ele somente o que é relevante. Da mesma forma, ao se ter conhecimento dos hábitos da população, é possível fazer mudanças no sortimento das lojas, na gestão de categorias, em um melhor marketing e experiência de compras.

Com a colaboração e compartilhamento de dados dos consumidores, todos ganham. Consumidores economizam e tem uma experiência de compras melhor ao mesmo tempo em que as empresas tornam-se mais eficientes, reduzindo seus custos, melhorando suas margens e tornando-se mais competitivas.

Os dados que extraímos das notas fiscais – produtos, quantidade, preços, local, hora – abrem uma oportunidade para sanar fortes dores que o varejo de bens de consumo enfrenta no Brasil:

1) Dificuldade de monitorar os preços da concorrência

Através da colaboração dos consumidores, criamos um meio para que eles se ajudem e ajudem também supermercados e indústrias de bens de consumo em massa.

A transparência e acesso facilitado aos preços praticados em supermercados ajuda os consumidores a economizar e ajuda você, gestor, a melhor monitorar seus concorrentes e a compreender mais rápido quais produtos e preços mais impactam na decisão de compra do seu consumidor.

2) Campanhas e ações de marketing que não trazem resultado

Utilizando o software e inteligência da Easy Preços para analisar o histórico de compras dos consumidores, podemos enviar a eles ofertas de produtos que eles se interessarão. Isso abre um meio para que sua empresa envie ofertas altamente segmentadas e qualificadas, a um custo muito inferior ao gasto com mídias tradicionais, além de facilitar a mensuração do sucesso de cada campanha de marketing que você fizer.

3) Falta de informações sobre as preferências e hábitos de compra das pessoas

Analisando a população como um todo, podemos tirar insights sobre tendências, preferências da população em relação a marcas, regiões, percepção de preço, produtos com vendas correlacionadas e vários outros dados que são de fundamental importância para que você, gestor, esteja sempre atualizado e atenda melhor seus clientes.

Acreditamos que com mais informações sobre o consumidor e sobre a concorrência, gestores dos supermercados e indústrias poderão traçar melhores estratégias, reduzir custos, ter uma gestão de estoque mais eficiente, realizar campanhas de marketing com maiores retornos e aumentar suas margens, podendo, assim torcemos, repassar tais economias ao consumidor.

Compreender o consumidor e poder enviar ofertas de modo digital ainda terá um grande impacto positivo para o país: a sustentabilidade.

Como gestor de supermercado, você sabe o volume de alimentos que são jogados fora. Pesquisas mostram que temos mais que o dobro de alimentos nas prateleiras de supermercados e restaurantes do que o necessário para alimentar nossa população.

 

Além de ajudar sua loja a reduzir o desperdício de alimentos com uma inteligência dos hábitos de consumo da população, podemos melhorar toda cadeia de produção e reduzir drasticamente com o desperdício. Com menos desperdício, haverá o impacto positivo de redução dos preços dos alimentos, que não mais compensarão o custo dessas perdas.

O outro ponto de sustentabilidade é o da extinção dos folhetos de ofertas. Além do papel virar lixo, gastamos uma quantidade enorme de água para a sua produção: mais de 10 litros por folha. Com a Easy Preços, é possível enviar ofertas altamente segmentadas, de modo personalizado para os consumidores, baseado no seu histórico de compras e interesse. Assim, ajudaremos a acabar com esta forma de marketing que, além de trazer retornos baixos, não é ambientalmente correta.

 

 

 

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